Você sabia que estes animais levam cinco horas para percorrer 1,5 Km?

Acidentes com jabutis

Author: Jabuti e Cia


Esses dias eu li o pedido desesperado de uma moça sobre informações de como medicar seu jabuti que estava machucado por causa de um acidente entre ele e o cachorro da casa.Não sei bem os detalhes,se o cão era manso ou bravo,pequeno ou grande,mas ,esse não foi o primeiro relato desse tipo de coisa que eu já vi aqui na net.

Esse é um bichinho que não faz barulho,não grita,é vagaroso...então ,dentro de uma casa,se a gente não tomar cuidado,podemos ser os grandes responsáveis por ferimentos e doenças deles.


Os acidentes mais frequentes com quelônios são causados por cães e gatos(que muitas vezes vivem na mesma casa que o jabuti ou cágado) e atropelamentos por carros,motos e até bicicletas.
Isso pode acontecer com qualquer um mais desatento,porque como eu tenho um jabuti,eu sei que o que os mais gostam de fazer é se enfiar debaixo de algum lugar escuro,aí ele se acomoda debaixo do carro na garagem,o dono dele não vê,e só vai se dar conta depois que o estrago foi feito.

E quanto aos gatos e cachorros que vivem na mesma casa,o próprio dono dos bichinhos devia saber que pra um cão,por exemplo,tudo serve de brinquedo,ainda mais um ser vivo que pra ele é totalmente estranho!Por isso ,não é só um animal selvagem ou um cão bravo que vai machucar o réptil,o gatinho filhote ainda,pode fazer isso só querendo brincar,é o ser humano que deve discernir onde ficará um e outro.


Eu,até agora ,decidi ter apenas o jabuti em casa,não atendendo os pedidos de arrumar um cachorro,embora confesso que às vezes bate uma vontade enorme,mas é só lembrar do Spike,nosso pastor alemão que parecia uma criança e brincava até com as roupas do varal,que eu desisto na hora,pensando na Moa.

Então ,gente,muito cuidado se seu jabuti vive solto pela casa,principalmente quando alguém sair ou chegar de casa de carro ou de bicicleta
(crianças,principalmente) ,ok?